Princípios do Tao

TAO.......O CAMINHO

(Foto e obra de Adalgisa Lacerda)

O que é o Tao?
Tao é a unidade suprema.
É a universalidade.
O caminho.
O Tao age como pólo, como eixo.
É o pivô central do Universo.
Regula a marcha da calota celeste.
O Tao é representado por dois ideogramas:
Tao (caminho) e Te (a criação).

O Tao (caminho) deu para o Te (a criação) a cada ser o direito de criar, de evoluir de modificar seu próprio reino. O livre arbítrio. Cada um tem seu código genético, sua marca registrada, que pode usar na sua própria evolução.

Portanto, os sábios chineses observando a ordem, o ritmo, o brotar de toda a vida no Universo, sob as mais variadas formas, verificaram a repetição dos fenômenos, como a duração do dia, da noite, das estações, tudo como uma precisão absoluta e num movimento eterno.


“O céu, a calota celeste, tal qual aparece diante dos nossos olhos, é a criação do Tao. É a Ele (Tao) que o Pólo Norte, indicado pela Grande Ursa, deve sua fixidez imperturbável. É a Ele que o sol e a lua devem seus cursos regulares”.

O Tao agindo como pólo, como eixo da universalidade dos seres. Dizemos dele somente que ele é o pólo, que ele é o eixo de evolução universal, sem tentar nem explicar, nem compreender”.

Com essa definição percebemos que os sábios chineses evidentemente demarcaram a marcha do sol, da lua, das constelações no céu. Eles ficaram muito impressionados de constatar nesta marcha geral do firmamento que uma só estrela guardava uma imobilidade absoluta: a estrela polar. Todas as estrelas giram em torno dela seguindo o sentido inverso ao das agulhas de um relógio. Esta permanência em sua posição celeste, esta fixidez aparente fez com que na estrela polar se viesse atribuir todas as virtudes, todos os poderes do Tao e do Te.

“O Tao agindo como a Polar. Seu nome mesmo não é mais que um emblema na direção do Norte, mas, o do centro do Cosmos. É o grande Um. Unidade Suprema”.


Então o criador mantém a criação. Como a estrela Polar que não pode sair da rota, senão seria o caos. O Tão é a direção, a estabilidade. Porém, a criação, “Te”, tem vida própria, precisa realizar, conservar aumentar seu reino e expandir.

O Tao, Deus, não interfere direto na nossa vida. Ele nos mantém com as leis universais, embora tudo que vivemos e que fazemos, que erramos é responsabilidade nossa.


Tao é o caminho certo do desenvolvimento físico, mental e espiritual e pode ser abordado, pode ser estudado e aplicado na nossa vida através de oito pilares: Tao da filosofia, Tao da revitalização, Tao da dieta balanceada, Tao da Esquecida Dieta Alimentar, Tao da Arte da Cura, Tao da Sabedoria do Sexo, Tao da Maestria, Tao do Sucesso.


O que é Taoísmo?
O Taoísmo é a mais antiga das religiões do mundo. Seu fundador, Lao-Tse, o mais conhecido e talvez o maior dos sábios taoístas, deixou a base que foi a essência dos oito pilares do Taoísmo quando escreveu o Tao Te King. O próprio livro Tao Te King é basicamente um tratado político e uma representação teórica do Taoísmo, expressos do ponto de vista de um ser iluminado. A formulação dos aspectos práticos e funcionais foi deixada para outros sábios taoístas – o Imperador Amarelo, por exemplo. Quando outros antigos mestres taoístas formularam – em acréscimo à doutrina espiritual básica e filosofia do Taoísmo – inúmeras técnicas destinadas a transformar e imortalizar o corpo físico, os Oito Pilares do Taoísmo se materializarem. Os Oito Pilares são oito ramos do Taoísmo teórico e prático.

Tao da Filosofia
O Tao da Filosofia revela a lógica oculta – subentendida – ao modo de vida e o propósito do destino. Baseado na descoberta espiritual de leis ocultas, porém sempre presentes e confiáveis deste Universo, o Tao da Filosofia fornece informações detalhadas sobre métodos apropriados de administração e fomento do desenvolvimento social e bem estar individual.

Tao da Revitalização
O Tao da Revitalização trata dos exercícios internos que possuem poder de cura de órgãos específicos e glândulas internas para energizar todo o corpo, equilibrar o nível de energia e promover um melhor e mais efetivo funcionamento dos órgãos internos, de modo a curar, ajustar, corrigir e, sobretudo prevenir doenças.

O Tao da Revitalização é tratado em três categorias:
A primeira trata dos exercícios internos. Inclui aqueles destinados a corrigir as posturas ao sentar, reclinar, andar e trabalhar para facilitar a cura. Estes exercícios são os cinco Exercícios de Posturas de Animais, os oito exercícios direcionais, os doze do Zodíaco e doze dos nervos.

A segunda categoria atua na meditação de meridiano também conhecida como Meditação de Viagem Através do Mundo ou simplesmente Contemplação Taoísta. A Meditação dos Meridianos é usada para ajudar, equilibrar e elevar o nível de energia do corpo. A mente, o corpo e o espírito são completamente estimulados. As técnicas de acupuntura e acupressura, que se originaram da Meditação dos Meridianos, são usadas para ajudar os outros, do mesmo modo que a Meditação dos Meridianos é usada para auto-cura.

A terceira categoria trata da técnica da energia da respiração. Através da respiração, a energia consegue ser absorvida pelos pontos de acupuntura dos meridianos que atravessam o corpo. Toda a respiração é um passo vital na auto cura, formando um elo indivisível com a energia que permeia o Universo.

Tao da Dieta Balanceada
O Tao da Dieta Balanceada trata do equilíbrio ácido básico da nossa comida que é muito importante. Alimentos que tem ph balanceado não se deterioram rapidamente e o indivíduo é capaz de extrair a máxima quantidade de nutrição à disposição naqueles alimentos.

Tao da Esquecida Dieta Alimentar
Ao longo do tempo os taoístas estudaram as propriedades de cura dos alimentos e se tornaram competentes no uso das ervas. Por exemplo, há milhares anos atrás, cirurgiões eram capazes de anestesiar seus pacientes por seis horas, sem efeitos colaterais, apenas pelo uso de ervas. As ervas têm muitas propriedades que a ciência moderna ainda está por descobrir. Deus criou folhas, ramos, talos e raízes para nosso consumo, mas eles são completamente ignorados pela maioria das pessoas. Chamados elementos esquecidos pelos taoístas, as ervas foram esquecidas porque foram eliminadas das nossas dietas ancestrais através de um processo seletivo que, ao longo de milhares de anos, rejeitou os alimentos que não continham um apelo para olhos, nariz ou boca. Os alimentos que comumente ingerimos e apreciamos são também ingeridos e apreciados pelos germes do nosso corpo. Eles utilizam este alimento para manter suas vidas, do mesmo modo que nós. Felizmente, as ervas não nutrem da mesma forma germes e seres humanos. Os seres humanos, exercitando seu poder, são capazes de ingerir ervas desagradáveis. Os germes, que não são abençoados com este poder, simplesmente são repelidos pelas ervas. Quando o sangue humano é permeado com os nutrientes das ervas, os germes morrem de fome e o corpo humano fica naturalmente limpo e purificado. A qualidade da limpeza e purificação são os maiores benefícios recebidos pela dieta de ervas.

Tao da Arte da Cura
Como Tao da revitalização o Tao da Arte da Cura ajusta o equilíbrio e eleva a energia vital. É também chamado de Tui-Ná. Acupuntura e moxabustão são derivações dos princípios e métodos do Tui-Ná.

Tao da sabedoria do Sexo
O taoísmo foi a primeira filosofia a explicar a sexualidade humana, a apresentá-la de forma que as pessoas pudessem usar sua energia sexual para se transformarem. A sexologia taoísta dirige as pessoas de modo a poderem usufruir a energia sexual sem se depauperarem, explica como fortalecer os órgãos sexuais e usar a energia sexual para curar doenças específicas, fortalecer laços de amor, entre outras situações.

Tao da Maestria
O Tao da maestria oferece ferramentas para conseguirmos nos compreender e aos outros e nos tornarmos mestres de nós mesmos.De modo a facilitar as relações pessoais e reduzir os stress, os antigos taoístas desenvolveram uma coleção de métodos: personalogia, sistema de impressão digital, numerologia taoísta, sistema astrológico da estrela do norte, direcionologia e simbologia.

Tao do Sucesso
O Tao do Sucesso revela a mecânica precisa dos grandes eventos da vida e das forças que dirigem todos os eventos. Os sábios taoístas descobriram métodos analíticos como I Ching. Este sistema é baseado no princípio da ciclonicidade – isto é, tudo o que aconteceu vai acontecer de novo e tudo o que está acontecendo já aconteceu antes de alguma forma. Como Albert Einstein, os sábios chineses entenderam que o tempo é ilusório.

O Tao como caminho espiritual
O Tao é universalidade. A nossa mente deve estar aberta aos conhecimentos, para que possamos aproveitar o que para nós é importante e nos traz equilíbrio e evolução espiritual. Na universalidade não existe verdade absoluta. Precisamos estar atentos e saber observar mais. Assim será possível abrir a janela da nossa alma e enxergar o mundo com um olhar mais ampliado. Nos inserir no Tao. Ser parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário